Central de Atendimento: (41) 3224-5573 | (41) 3224-5525
21

Caixa prevê oferta de serviços bancários por parceiros em 2026

BaaS permite que outras empresas ofereçam serviços bancários usando tecnologia do banco. Edital cita transações bancárias, empréstimos, cartão de crédito e conta digital (Por Marcos Hermanson) - foto Paulinho Costa feebpr - 

A Caixa Econômica Federal lançou edital para estruturar uma tecnologia de BaaS (banco como serviço, na sigla em inglês), que permitirá a parceiros comerciais oferecer serviços de abertura de conta digital, cartão de crédito, empréstimos e transações monetárias usando a infraestrutura do banco.

O edital prevê a contratação de uma empresa que vai construir e operar a infraestrutura de BaaS da Caixa, conectando o banco a seus parceiros quando o serviço estiver disponível. A previsão do banco é lançar o serviço no mercado até o final do primeiro semestre de 2026.

O BaaS é uma tecnologia que permite a instituições não financeiras, como empresas varejistas, ofertarem serviços bancários usando a infraestrutura de bancos parceiros regulados pelo Banco Central.

Contas digitais de marketplace, como a MagaluPay e a iFood Conta, são exemplos de banking as a service, tendo como parceiros instituições bancárias.

Nesse modelo, o cliente pede a criação de uma conta digital, por exemplo, ou de um empréstimo, numa interface que tem toda a identidade visual da empresa parceira do banco. Mas a infraestrutura por trás das operações –a movimentação do dinheiro– é provida por um banco.

No edital comunicado ao mercado no dia 21, a Caixa exige que os ofertantes já tenham experiência na área, com ao menos 6 milhões de clientes finais ativos e R$ 170 bilhões em transações realizadas, 350 milhões de transações ou R$ 3 bilhões em crédito concedido.

Em entrevista à Folha publicada em julho deste ano, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, prometeu que o banco se tornaria "a maior fintech do Brasil". (Fonte: Folha de SP)

Notícias FEEB PR